Notícia

Coluna de São Miguel dia 05/12/14, por Leonardo Gonçalves

05 de Dezembro de 2014 às 18:19
Coluna

JORNAL GAZETA DO OESTE

SAÚDE

A Secretaria de Saúde de São Miguel realizou no dia 27/11/14, uma ação de prevenção ao câncer de próstata para marcar o encerramento as ações da campanha Novembro Azul. A atividade aconteceu na Unidade de Saúde Dr. José Torquato e contou com o apoio de vários profissionais da saúde, desde a própria Secretária Maria Shimeny e seus auxiliares, como também as médicas cubanas técnicos de enfermagem, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. Entres as ações, aconteceram: exames de PSA e glicemia; palestra com Dr. Rodrigo e o enfermeiro Mariano, sobre a o câncer de próstata e a importância do exame de PSA; técnicos do laboratório; Dr. Milton e Dr. Rodrigo (que realizaram também os exames). “O câncer de próstata afeta, principalmente, homens a partir de 50 anos. Entretanto, homens negros e com histórico familiar devem dar mais atenção e iniciar a prevenção por volta dos 45 anos. As melhores formas de combater essa doença são a informação e o cuidado com a saúde”. Vale lembrar que o exame preventivo do câncer de próstata deve ser feito, pelo menos, uma vez ao ano.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

• O Prefeito Constitucional de São Miguel, Dario Vieira de Almeida, realizou nesta quarta-feira (03) uma Audiência Pública para tratar da problemática do abastecimento de água no Município. Semana passada através de ofício e convocações, o Prefeito convidou os seguintes órgãos para participarem: CAERN de São Miguel e Pau dos Ferros, Secretarias Municipais, Igrejas, Deputados Eleitos que representam São Miguel, Sindicatos, Câmara Municipal, Promotoria Pública, Fórum, CDL, SEMARH, DNOCS entre outros.

• Apontou o Chefe do Poder Executivo: “Estamos à beira de um colapso. Perfuramos 20 poços, mas apenas 9 deram vazão razoável, o que não suporta a demanda de nossas necessidades atuais. Sentimos que será triste quando percebermos que em nossas torneiras não correm mais o bem tão precioso e necessário que é a água. Vamos enfrentar, no entanto, a situação convocando os órgãos competentes para nos auxiliar. Cito o exemplo de São Paulo, chamada terra da garoa, que semelhante ao nosso sertão nordestino, está passando pela mesma situação de calamidade. A responsabilidade não é de um, mas a preocupação deve ser de todos, poder executivo, legislativo, órgãos competentes e também da população no que tange otimizar o uso da água. Esperamos as ações do governo Estadual, que nós o elegemos, que olhe com olhos de um pai que sofre por seu filho passar sede. Não é momento de medir forças políticas, é um tempo de somar as forças que conseguimos colocar lá para nos representar”. Dario Vieira agradeceu e reiterou a importância que terão os dois Deputados Eleitos (Galeno e Raimundo) para o desenvolvimento de nossa cidade, assim como dos órgãos competentes e toda população, sobretudo, no que tange a necessidade básica no momento que é garantir à população abastecimento de água.

• O Deputado Raimundo Fernandes, parabenizou o Prefeito Dario, pela atitude que tem tomado sob a perspectiva da preocupação com o abastecimento de água, não só em quantidade, mas em qualidade. Disse Raimundo Fernandes “A audiência não é um assunto político”. Em suas palavras dirigidas ao Chefe do Executivo, questionou: “Que culpa tem Dario de não ter água em São Miguel?”. E ainda acrescentou: “Quem mais perfurou poços no RN, provavelmente tenha sido Dario Vieira, por isso é preciso tirar a culpa de cima do prefeito e procurar as parcerias possíveis para ajudar no processo de atenção ao povo que é quem necessita de água. São Miguel hoje tem dois deputados. Vamos esquecer a rivalidade política nesse momento e unir forças em prol do povo micaelense. É também dever dos vereadores buscar e lutar por esse bem. Quero sinalizar Dario a ajuda de pelo menos 2.000.000,00 (dois milhões de Reais) e uma parte dele será para o matadouro, esforço esse que você tem feito em conseguir desde o início de seu mandato como todos sabemos, nessas suas idas para Natal ou para Brasília”.

No dia 29 de Novembro aconteceu na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo a Ordenação Presbiteral do micaelense Frei Paulijacson Pessoa de Moura. Em seguida aconteceu um jantar comunitário na Praça de Eventos.

A AABB de São Miguel realizou a 4ª edição do Festival da Cerveja no dia 30/11/14, a animação ficou por conta das bandas Pagosamba e Anizio Junior. Parabéns a Rogerio Holanda e a todos os organizadores por mais uma edição de sucesso!

 A Visual Óptica está de cara nova, com ambiente climatizado, moderno e sofisticado, oferecendo assim aos seus clientes um ambiente agradável e aconchegante.

Foto-04 O Prefeito de São Miguel Dario Vieira de Almeida, realizou nesta Quarta-Feira (03) na Câmera de Vereadores uma Audiência Pública para tratar da problemática do abastecimento de água no Município.