Notícia

O PREFEITO DARIO VIEIRA PARTICIPOU DA SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL

04 de Março de 2016 às 17:26
Prefeito

O prefeito Dario Vieira participou na noite desta quinta-feira, 03, da Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos no ano de 2016. Na oportunidade o chefe do executivo municipal destacou a importância do entrosamento no poder legislativo, que vem acontecendo com harmonia neste quadriênio: “Quero Realçar o entendimento e entrosamento com os vereadores, nos dois anos geridos por Sandra Flor e agora com Adalcina à frente dos trabalhos da Câmara”.
Dario comentou sobre a questão da crise hídrica, situação do funcionalismo público, segurança, educação e saúde: “Quero falar sobre o esforço para manter os salários dos servidores em dia. As dificuldades geradas pelas crises financeira, hídrica e a crise política no topo das crises, gerando e fomentando as outras - a nossa crise política. Nós passamos por uma crise política. Tivemos que nos soltarmos de um sistema, ou digamos assim, mudar o rumo e nos adaptarmos a novo rumo.

Foi uma experiência nunca vivida. Hoje podemos dizer que estamos novamente perto da estabilidade na política. Grupos juntos, rumo definido. Vamos seguir em frente. No que diz respeito ao concurso público, sei que o concurso público e o limite de gastos com a folha de pessoal atrapalhou muito a gestão porque impedia de atender prontamente as demandas com direitos ao atendimento públicos. A criação do RPP (Regime de Previdência Própria) aliviou bastante o conflito gerado entre a demanda de pessoal e a fila de espera do concurso. Tinha funcionários com mais de 70 anos sem se aposentar porque a aposentadoria do INSS não era e nem é atraente. Agora aposentadoria com salário integral garantindo todas as vantagens ao servidor, esta sim, é simpática e convence. Tenho muito prazer saber que fui parte integrante na criação deste regime que está fazendo a felicidade dos novos aposentados vindos da Prefeitura de São Miguel. Criamos o plano de cargos carreira e salários dos guardas municipais. Sei que os quarenta funcionários desta categoria estão felizes e motivados trabalhando e produzindo o volume de serviços que a população espera. Submetemos funcionários da saúde à exames periciais para avaliar grau de insalubridade e estamos transformando índices em dinheiro no contracheque dos servidores - E olhe que isso não é pouca coisa não. Muita gente pegou índice de 40%. É um pulo no salário e também na folha. Tudo isso dentro da crise e sem atrasar salário. Estamos garantindo o piso salarial do professor. Gostaria de poder pagar bem mais ao professor.

Tanto que o FUNDEB manda que se reserve 60% dos recursos desse repasse para o professor e nós estamos gastando mais. A folha da categoria já beira um milhão de reais. Tenho plena consciência de que o trabalho do professor é tão importante quanto o do médico. Sendo assim, os salários deveriam ser equiparados, mas para isto a união deveria engordar mais os repasses.
Estamos recompondo equipes de Saúde da Família. Quando se ultrapassa o limite de gastos com a folha de pessoal, toda contratação tem que ser criteriosa sob pena de incorrer no crime de improbidade administrativa. Por outro lado, deixar equipes desfalcadas leva a perda de receitas pelo município. São as chamadas receitas vinculadas à produção. Sem produção não tem receita.

Para produzir tem que ter profissional. Estamos transformando o Hospital Municipal. O Centro Cirúrgico está novo. Tudo novinho “novinho”, com cheiro de bebê. Sala de recepção e descanso da enfermagem tudo novo. Enfermaria de pediatria em reforma. Em breve o hospital estará todo novo. É uma audácia ter um hospital daquele porte funcionando numa região carente como a nossa. É preciso eleger como prioridade e sustentar. Estamos fazendo cesáreas nas segundas e cirurgias eletivas nas terças. Nas quintas estamos fazendo pequenas cirurgias. É uma demanda muito grande. Tem quinta feira que atendemos 20 pessoas. A nossa região tem um vazio enorme na assistência médica e isso cria dificuldades nos nosso serviços de saúde.

Dario ainda falou das pavimentações que estão por vir e do monitoramento que está com o projeto quase pronto: “Estamos em processo licitatório para calçamento de 10 ruas no valor de 870.000,00 reais. Ainda ontem recebemos a notícia do deputado Beto Rosado que botou emenda no OGU no valor de 566.000,00 reais para calçamento de ruas que somados ao valor anterior totaliza quase um milhão e meio de emendas para infraestrutura urbana. Precisamos olhar para a importância que este Deputado está dando a nossa cidade. Estamos concluindo as compras de equipamentos pro hospital no valor de 450.000,00 reais também de um convenio do deputado Beto Rosado. Quero também aqui anunciar que o senador Agripino Maia botou emendas no valor de 200.000,00 para a saúde e 250.000,00 para calçamento de ruas. Já está acontecendo a licitação de 10 ruas sendo: Rua João de Deus, Rua José Bernadete, Travessa Augusta Pinheiro, Rua projetada – Cachoeira, Rua Francisca Rodrigues, Rua Projetada 01 (Jr da EMATER), Travessa Getúlio Vargas 01, Travessa Getúlio Vargas 02, Rua João Pinheiro, Rua Emília de Lima Franco. Encaminhamos projetos para a Caixa de mais ruas. Tudo isso nos anima e tira um pouquinho da tristeza que dá em saber que estamos sofrendo muito com a falta de água, em decorrência de anos e anos de secas que estamos vivendo. Vamos acreditar que vai chover e vai levantar o nível das aguas nos baixios nos açudes e em Coronel João Pessoa. Estamos em processo de compra dos equipamentos para o cidade segura uma iniciativa conjunta da prefeitura e câmara de vereadores que economizou recursos da ordem de 120.000,00, devolveu a Prefeitura e vinculou esses recursos para a compra dos equipamentos que serão instalados em breve na nossa cidade, facilitando o trabalho dos policiais e da Guarda Municipal, dificultando a vida dos assaltantes e marginais.

O Prefeito Dario finalizou sua fala, agradecendo ao poder legislativo e aos presentes: “Agradeço a oportunidade de estar junto com os vereadores e com vocês nesse início dos trabalhos legislativos da câmara municipal de São Miguel e faço votos de que todo o trabalho dessa câmara seja em completa harmonia com os outros poderes e visando o futuro da nossa cidade”.

Fonte:

José Barbosa de Souza
Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Miguel